Jantar completo para 4 pessoas





Antes de qualquer coisa eu preparei um paté muito especial Homus, mas uma receita ligeiramente modificada...


                                             
                             Utilizei esse vidro de grão de bico, 3 dentes de alho, sumo de um limão, 3 colheres rasas de sopa de sementes de sésamo torrada e moida (gomásio), e 1 yogurte natural. (O vidro vazio guardem para a reciclagem da página anterior). Isso tudo deve ser batido no liquidificador, até formar uma pasta, coloque uma pitada de sal e vá experimentando, o alho é que dá o picante, então cuidado para não exagerar, ok?

Eu servi esse paté com esse tipo de tortilhas mexicanas que parecem um pão sírio, são macias, finas e otimas para comer com Homus.

Preparei para a entrada Beringela Recheada,

 2 beringelas médias, 250 grs de peite de frango cozido e desfiado, duas colheres de aipo picado fininho, duas colheres de pimentão verde e amarelo, 1 tomate maduro, 1 cebola pequena cortada em cubos, 1 dente de alho.
muito simples a confecção, corta-se as beringelas ao meio e retira o miolo das 4 partes, deixando apenas uma fina espessura entre a casca.
Metade desse miolo pica-se bem fininho e reserve.
Em uma panela deixe alourar a cebola e o alho em duas colheres de azeite, junte os pimentões, o tomate, a beringela cortada e o frango desfiado, tempere a gosto (sal, pimenta)


Depois preencha as beringelas cortadas com esse recheio



Otimo aspecto não é? Mas ainda não terminou, isso vai levar queijo para gratinar e fica no forno mais ou menos uns 20 minutos, ou menos depende do forno.



                             

                         Bem antes das visitas chegarem preparei uns petiscos bem gostosinhos

              
            Amendoim de forno salgadinho, ameixa sem caroço com recheio de apresuntado, damasco com um pedacinho de queijo brie faz a festa.
 Também tenho uma dica otima, caso sobrar um pouco do recheio das beringelas, é só adicionar maionese mexer bem que fica com mais um paté fantastico para servir com os petiscos antes da refeição...


A refeição principal foi Ameijoas, uma especie de marisco muito apreciado aqui em Portugal, a confecção é simples, lave bem para sair toda areiinha que talvez tenha nas conchinhas.
 Frite 4 dentes de alho amassados em azeite e acrescente as ameijoas, enquanto elas vão fritando as conchinhas vão se abrindo, adicione uma caixinha pequena de vinho branco , e um tablete de caldo de galinha, duas pimentas malaguetas ou piripiri, deixe apurar corrigindo o sal, talvez nem precise colocar. E Pronto! Sirva sempre com pão, se for o alentejano é melhor ainda, para molhar no molhinho delicioso das ameijoas...
 Na verdade venho do interior de São Paulo e não temos costume de comer mariscos por lá, sendo assim nem sabia preparar, mas comi um dia na casa de minha enteada e amei, aí ela me ensinou a fazer, aprendi direitinhoo. Rsrs


E por fim a sobremesa, fiz um bolo recheado, bolo pão de ló cortado em pedaços finos e quadrados, umedecendo todo com uma mistura de leite, uma colher de rum e baunilha.
Os recheios foram de Mousse de chocolate e trufa, uma camada de cada recheio e fui construindo um quadrado, por fim cobri tudo com trufa, enfeitei com fio de ovos que comprei pronto, e a flor propria para bolos.

Meus convidados apreciaram todos os pratos, minha enteada achou o bolo um pouco doce demais, isso é natural, pq aqui em Portugal os doces não são tão doces como no Brasil, temos que diminuir um pouco o açúcar aqui nas sobremesas e marido de minha enteada não apreciou muito o Homus, talvez tenha sido o alho, tentarei colocar menos da proxima vez...
Espero que tentem, gostem, e comentem!!

Comentários

**Emiii** disse…
Aii!!! Q delíciaaaaaaa!! Fui ficando com água na boca em cada receita!! Bem q podia fazer uma marmitinha básica e enviar via correio pra cá, hein?? Hahahaha Amei mto!!!
Rose Cantiero disse…
O seu Tablescape esat lindo.
As receitas devem ser uma delícia.
Da vontade de estar aí juntos....
Bj
Rose

http://amigasqueengordam.blogspot.com
Nina Leone disse…
Que belas receitas. Fiquei com vontade de fazer tudo. Pena que minhas habilidades na cozinha são limitadas.
Beijos
Nina
Suas receitas além de muito chiques, dão água na boca...


Que pastel de belém, que nada..rsrs
Quando for pra Portugal ( se um dia for) já até sei , aonde vou dar uma passadinha...

Bjo
Marielli
Beth disse…
Caramba!!! Má estou engordando só de ver essas receitas...hum que delicia....Beijos
Unknown disse…
Que bom tantos comentários...
Sinal que gostaram das receitas não é? Ultimamente ando meio doentinha e minha cozinha esta mais ou menos em obras... Mas estou com idéias otimas para receitas simples e sofisticadas para oferecermos a nossos familiares e amigos... Um grande beijo a Todas vcs Marielli, Emili, Nina, Rose, Beth e mais uma vez obrigada!

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora