terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bolo Veludo Vermelho




 Que tal saborear um Bolo de chocolate bem diferente do tradicional? Isso mesmo! Apesar do nome e da tonalidade, o Red Velvet ou melhor, veludo vermelho, não é de morango ou framboesa, mas sim de puro chocolate.
A verdadeira origem do bolo é um mistério. Alguns afirmam que primeira aparição do “Red Velvet Cake” foi no menu do Hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque, por volta de 1920. Já outros garantem que sua história começou na padaria da loja Eaton, no Canadá, no mesmo período. O fato é que o bolo tornou-se muito tradicional nas mesas americanas e conquistou amantes em todo o mundo. Decidi então experimentar fazer e fiquei encantada... É muito bom mesmo!!
Aqui esta a receita que eu usei e digo já existem muitas receitas por ai, essa eu experimentei e deu certo, cometi 2 erros e com eles aprendi muito então conto tudo para vocês queridos seguidores desse blog...

Massa
    350 gr de açúcar
    1 colher(es) (café) de sal
    100 gr de manteiga sem sal derretida(s)
    1 colher(es) (sopa) de cacau em pó
    70 gr de chocolate meio amargo derretido(s)
    2,025 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
    1 colher(es) (sobremesa) de fermento químico em pó
    150 gr de creme de leite
    2 colher(es) (sopa) de corante alimentício vermelho em gel
    1/4 xícara(s) (chá) de rum
    Recheio
    600 gr de cream cheese
    170 gr de manteiga
    340 gr de açúcar
    2 colher(es) (chá) de essência de baunilha branca
Modo de fazer:
Massa
Bata os ovos com o açúcar até ficarem homogêneos. Depois adicione a manteiga derretida com o cacau em pó e o corante vermelho. Incorpore o chocolate derretido.
Em seguida misture a farinha de trigo já incorporada com o fermento e bata. Por último, acrescente o creme de leite e o rum delicadamente.
Leve ao forno para assar em uma temperatura de 160º ou 170º.

Cobertura

 Misture o cream cheese e a manteiga – verifique se os dois estão na mesma temperatura para evitar grumos. Bata até que a mistura fique bem cremosa. Logo depois, adicione o açúcar e bata até que fique homogêneo. Por fim acrescente a baunilha. Está pronto!  





Esse movimento de baixo para cima com o garfo faz com que a cobertura fique com desenhos interessantes


Devem estar curiosos para saber quais foram os dois erros que cometi, bem primeiro eu gosto muito de chocolate e por conta própria coloquei um pouco mais do devia, isso fez com que a coloração do bolo ficasse menos vermelha e mais escura. E o segundo erro foi colocar o cream cheese ainda frio, junto com a manteiga temperatura ambiente, ficou com alguns grumos! Afinal o chef Rafael Barros sempre teve razão. Outro ponto importante é que se não encontrarem baunilha branca, então mais vale não colocar nenhuma, senão correm o risco de escurecerem a cobertura...Erro esse que eu não cometi, pois encontrei Baunilha Branca no Continente.