quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Outros cantinhos de nossa casa



Temos uma familia de gatos que trouxe do Brasil em outubro, o pai perdeu a cabeça na viagem (literalmente), mas eu a colei e ficou otimo... Trouxe outra peças mas não tiveram conserto, quebrou tudo!
Essa orquídea grande é de jardim, como não temos um,  vou mudando ela de vaso a medida que cresce! Fica linda ai nesse cantinho da sala.


Os relógios predominam nossa decoração na casa, meu marido é um apaixonado por antiguidades, e eu ando sendo contaminada também...
Esse corredor é o que nos leva as quartos, mostro tudo um outro dia, ok?
Um final de semana maravilhoso para todos!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Farofa e Sobremesa especial



Tivemos visitas para o jantar e decidi fazer aquele Caril de frango, acompanhado de Arroz de Cominhos que já ensinei num outro post. Mas decidi experimentar uma receita nova de farofa que uma amiga me passou e não tinha ainda testado. Vivemos em uma época que a preocupação é grande com a alimentação saudável, e os ingredientes para essa farofa não podiam ser melhores:
Meio pacote de cereais com frutas secas (aqueles tipo muesli), 1 xic.Chá de banana desidratada, 2 cebolas médias e farinha de mandioca até dar o ponto que gosta da sua farofa, eu prefiro a minha mais molhadinha. Para fazer é muito simples, corte as cebolas em fatias finas e deixe fritar em meia xic. Chá de oleo, qdo estiver prestes a dourar junte todos os ingredentes por ultimo a farinha de mandioca, pitada de sal, pitada de pimenta, e qdo estiver grudando no fundo da panela esta otima...
                                                
                                                       SABOROSÍSSIMA NOTA 10

Cada pessoa tem seu jeito de preparar as coisas quando vai receber visitas, eu digo as minhas manias. Pois  tenho 2 filhas muito jovens e casadas espero que sirva para ajuda-las quando tiverem dúvidas. Já que temos um oceano entre nós, que não seja por isso. A mãe está aqui meninada...
Gosto que tudo saia muito bem, quero desfrutar do jantar com nossos amigos, mas sem descuidar de que tudo saia diretinho. Costumo deixar preparado de antemão, um tabuleiro com o que vamos precisar após o jantar. Ou seja as xic. de café, colherinhas, açúcar, as taças de licores, as de sobremesa, suas colheres; já costumo deixar a mesa colocada, com tudo bem arrumadinho!


E a máquina de café já com a agua e o pó nos seus devidos lugares, um pouco antes de terminarem o jantar, discretamente vou a cozinha e ligo a máquina para o gostoso cheirnho de café nos surpreender mesmo na hora em que ansiarmos por ele...




A primeira coisa que faço é a sobremesa quando ela tem que ser servida fresquinha, ou gelada. Aqui não costumam comer pavê, eles tem um  Bolo de Bolacha uma espécie  de pavê mais durinho; como o marido de minha amiga também é Português decidi fazer uma espécie de nosso pavê molhadinho, para experimentarem. Precisei de um bolo simples pão de ló, que esfarelei, precisei tbm de frutos vermelhos e encontrei framboesas frescas e morangos enormes, acabei por aproveitar  oportunidade e mais uma vez usei umas 2 colheres de Bagas de Goji também nessa geléia! Feita com meia xic. de açúcar, uma de morangos cortadinhos e meia de framboesas, coze-se até ficar com algum brilho. Esse é o ponto da geléia.





O creme é aquele de sempre mesmo, uma lata de leite condensado, duas gemas, 2 colheres cheias de amido de milho e meio litro de  leite, leve ao fogo e mexa até engrossar (não vão deixar isso lá sozinho sem mexer que encaroça tudo hein?)...Isso é para minha crianças, viu?Rsrrs
Depois que esfriar um pouco, podem começar montar o pavê em camadas, uma de bolo esfarelado, outra de geléia, outra de bolo, outra de creme e assim por diante até terminar tudo... Um ponto importante que já ia esquecendo, a cada camada de bolo molhe generosamente com Sprit, aqui é Seven up, pode ser guaraná também, esse é o truque para ficar molhadinho... Por ultimo bata chantilly e enfeite como quiser!



Ponto de Interesse
Frutos vermelhos

Juventude e vigor
Devido ao seu elevado teor de antioxidantes, estes frutos contribuem para a eliminação de toxinas do organismo e são importantes armas contra o envelhecimento. 0s morangos, por exemplo, trazem benefícios à pele, suavizando rugas e vincos, e aliviam a artrite. Já as framboesas são ligeiramente laxantes e ajudam a digestão.
Dado o seu elevado teor de fitoestrogénios, todos estes frutos são benéficos para os problemas associados à menstruação – períodos irregulares, síndroma pré-menstrual, perturbações da menopausa. 0 chá de folhas de framboesa fortalece os tecidos do útero e é tradicionalmente usado nos últimos três meses de gravidez para reduzir o risco de hemorragias graves durante o parto. Este chá é também usado para aliviar as dores menstruais.
As bagas goji são uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e ferro.