Papo Cabeça


IDOSOS VALIOSOS

A vida tem um ciclo, e esse ciclo apesar de não ser o que nós desejamos, acaba com nossa velhice e morte.
A busca contínua do ser humano pela fonte da juventude mostra que nenhum ser humano está preparado para enfrentar a velhice.


Apesar disso nosso planeta está repleto de idosos; alguns ativos, alguns doentes e outros em casas de repouso. . .
Uma pesquisa feita durante 6 meses mostrou que nas casas de repouso é muito comum tratar os idosos como se fossem bebês. Isso não só os priva de sua dignidade como também prejudica o seu bem-estar.
É um falta de respeito que, pelo que consta, tem um efeito negativo sobre a saúde deles. Christine Sowinski, da Associação Alemã de cuidado aos idosos diz: “Quanto menos respeito se dá a um idoso, mais rápido ele definha em sentido físico e mental”.


Isso é significativo para reflexão porque quando nós somos jovens nunca pensamos muito sobre nós mesmos como idosos, parece que nunca seremos velhos.
A tendência de desprezo ao idoso é algo perigoso e uma vez um professor que tive ilustrou assim:

Num certo país distante onde sua principal fonte de renda é a madeira, o que mais se fazia por lá é cortar lenha. Certo jovem bastante animado com uma competição anual de cortadores de lenha procura um senhor bastante idoso e exímio lenhador e pede que este o ensine toda sua perícia para que o jovem vença a competição.
O treinamento foi longo, mas no final o rapaz estava tão confiante que até mesmo pensava vencer facilmente o velho lenhador que também se inscrevera na competição.


No dia da competição ao dar o inicio, rapidamente o jovem adiantou-se e deixou o velho mestre para trás; quando decidiu olhar para dar uma espiadinha viu o velho lenhador sentado numa pedra e pensou: Coitado está tão velho que já se cansou. . .
O jovem continuou a cortar a sua lenha sem parar e quando olhou para trás novamente lá estava o velho sentado na pedra. Já se sentindo vitorioso qual não foi sua surpresa quando percebeu o velho lenhador cortando lenha à sua frente e assim foi até terminar a competição. . .; o velho lenhador conseguiu ganhar o prêmio!


O rapaz muito curioso perguntou ao velho:
  • Mas como o senhor conseguiu cortar mais lenha do que eu, se toda hora que eu olhava eu o via cansado, enquanto eu não parei nenhuma vez?
  • Esse foi seu erro filho; toda vez que olhava para trás e me via sentado na pedra, eu não estava descansando; mas sim amolando meu machado! Com ele cortando melhor venci a competição!”.
Essa história me ensinou que nunca devemos achar que já sabemos tudo; estar respeitosamente ouvindo os mais velhos pode nos ensinar muito, inclusive que o que eles perdem em vitalidade com o passar dos anos ganham em sabedoria. . . e então já beijou seus avós hoje?




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora