Serão todas as lágrimas iguais?






Um dia, Rose-Lynn Fisher se perguntou se as lágrimas de tristeza eram diferentes de lágrimas de alegria. Boa pergunta hein? Então, ela começou a explorá-las de perto sob um microscópio.
As lágrimas desde sempre mexem comigo, seja porque não consigo chorar muitas vezes, ou talvez porque não sei o que é chorar de alegria por exemplo... 
Mas recentemente li sobre essa pesquisa e descobri que a composição da gota de lágrima difere, quando são diferentes os motivos do choro.
Fiquei ainda mais impressionada com a criação, afinal parecia uma coisa tão simples e não é.
Vou postar parte da pesquisa e as fotos das lágrimas de cada caso.

Rose-Lynn Fisher estudou 100 lágrimas diferentes e descobriu que as lágrimas basais (aqueles que o nosso corpo produz para lubrificar os olhos) são radicalmente diferentes das lágrimas que surgem quando estamos cortando cebolas.
   Lágrimas Basais
                                                   
Lágrimas ao cortar cebolas


 As lágrimas que surgem a partir de uma alegria intensa não estão nem perto de lágrimas de tristeza. 
     
Lágrimas de alegria   

                                           
   Lágrimas de tristeza 


Como uma gota de água do oceano, cada minúscula gota de lágrima carrega um microcosmo da experiência humana.


Existem três tipos principais de lágrimas: basais, reflexivas, e psíquicas (desencadeadas por emoções). 

Todas as lágrimas contêm substâncias orgânicas, incluindo óleos, anticorpos e enzimas e são suspensas em água salgada.
Diferentes tipos de lágrimas têm moléculas distintas.
Lágrimas emocionais têm hormônios à base de proteínas, incluindo o neurotransmissor leucina encefalina, que é um analgésico natural que é liberado quando estamos estressados​​. (Muito interessante, pois isso explica o estranho alívio que sentimos depois de uma crise de choro após um stress)

Além disso, as lágrimas vistas sob o microscópio podem ter diferentes formas. Assim, mesmo as lágrimas psíquicas com a mesma composição química podem ser muito diferentes. Há a viscosidade, o cenário, a taxa de evaporação e as configurações do microscópio."
Legal saber isso não é? Agora vamos pensar um pouquinho...
Não dá para afirmar que a evolução é capaz de tantas particularidades assim, quando até uma simples lágrima foi feita com esse esmero...

Papo cabeça então vamos usar ela ok?




Comentários

Marcia Lidia disse…
Como sempre, amo suas pesquisas, e não poderia deixar de apreciar o que você postou, pois é muito gratificante saber que até nas gotinhas minúsculas de lágrimas, tem , substâncias que aliviam nossas dores ( stress).....Bj Maria Cléo.
Unknown disse…
É mesmo Marcia Lidia, o criador caprichou em tudo até nisso! Obrigada pelo comentário...Beijinhos
Silvia disse…
Querida fiquei impressionada com cada tipo de lágrimas . È Jeová savia que elas precisavam ser diferentes . Amei sua persquisa , para mim foi um aprendizado . Muito obrigado.
Unknown disse…
É verdade Sivia, se pararmos para pensar, faz sentido elas serem diferentes já que os motivos do choro são tantas vezes opostos um do outro, mas o curioso é que nunca pensamos nisso né? Volte sempre por aqui viu? Bjoo

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora