PAPO CABEÇA

Depressão "Monstro silencioso"

Não se sobrecarregue com o tamanho de suas tarefas. Não assuma que você pode consertar tudo. Conserte o que você pode.
A depressão está presente em nossos dias como jamais esteve em outra época e muitas vezes passa despercebida ou ignorada. Muitas pessoas dizem ser "frescura", outras fraqueza e outras até dizem ser falta de Deus no coração. Fico chocada com isso, pois o homem é tão inteligente e já fez tantas descobertas, tem tanta informação e mesmo assim muitas vezes trata com preconceito pessoas que deviam ser tratadas com apoio e amor.
 A depressão é mais que uma tristeza passageira, é uma doença e deve ser tratada como qualquer outra. Do mesmo modo que temos que buscar um tratamento se houver um problema no fígado devemos procurar tratamento para a depressão. Adianta você decidir se curar da doença do fígado, mas não buscar ajuda médica? Sim, oramos, claro que devemos buscar a Deus, mas também devemos nos lembrar que esse mesmo Deus deu ao homem a inteligência e a ciência, esse mesmo Deus nos permitiu descobrir tratamentos e cuidados para quase todas as doenças, inclusive as da mente. Ele espera que procuremos tratamento, Ele não nos deu tanta inteligência à toa, não é?


Bem, mas e quando já temos um quadro de depressão (ou alguém próximo) e ela faz parte de nossa vida e já estamos nos tratando, o que fazer para não alimentar ainda mais essa depressão?



Aqui vão algumas dicas de como diminuir as chamas de nossa depressão ou de alguém que amamos e nos dar momentos de alívio mesmo em meio às angústias que a depressão nos causa. Estar alertas é de vital importância, eu disse alertas e não paranóicos, sendo cuidadosos como seríamos com qualquer outra doença:


1- Não se comprometa com coisas demais.

2- Se não está dando conta de suas tarefas, não se desespere por não conseguir, e sim diminua na medida do possível as tarefas ou delegue a alguém aquelas que podem ser feitas por outras pessoas.

3- Conscientize-se que a mudança é real, mas também é gradativa, viva um dia por vez e fique feliz com pequenas vitórias.

4- As coisas não chegaram ao ponto que estão de uma só vez, por isso vá consertando uma coisa por vez, tenha paciência e amor por si mesmo e pelo próximo.

5- Não se incomode com o que possam pensar ou dizer, aproveite tudo de bom que lhe oferecerem e descarte o que for mau.

6- Lembre-se: Deus faz a parte Dele, mas nós temos que fazer a nossa e nos valorizar. Costumo brincar que não somos uma doença que tem uma pessoa, e sim uma pessoa que tem uma doença! Nós somos maiores que a doença.
7- Paremos para nos lembrar de nossas (ou da pessoa querida) qualidades e das coisas boas que fazemos; da nossa força e nossa imensa capacidade e assim sintamos amor, compaixão e ternura por nós mesmos.

Usemos tudo o que pudermos a nosso favor, a medicina, os tratamentos, a oração, a busca e apoio de Deus, nosso empenho e, principalmente, nossa paciência com nós mesmos fazendo o que conseguimos, o que podemos e nos sintamos bem com isso. A frustração é nossa inimiga, não deixemos ela nos pegar, melhor é subir um degrau por vez do que tentar subir vários em um salto e cair.

Nós podemos e vamos conseguir vencer nossos obstáculos com êxito. Confiem!



Texto de Saúde e Bem-Estar por Tatiane Bellini Covre em 25 outubro 2013 





Comentários

Silvia disse…
Disse absolutamente tudo .Amei
Emili disse…
Amei o texto!!! Excelentes dicas!!
Marcia Lidia disse…
Só agora vi essa postagem sobre depressão, e as dicas foram muito boas para se ler, quero tentar por em pratica, pois eu vivo com altos e baixos, e sempre tento me doar com sentimentos para com outros para esquecer dos meus. Quanto mais saber sobre a depressão mais nos ajuda, Obrigada minha linda Maria Cleo.bjs
Marcia Lidia disse…
Tudo o que postam sobre depressão eu leio, não sei como me passou despercebido, essa matéria, mais ainda está em tempo de comentar, eu me dou muito com os meus sentimentos, para eu esquecer os meus altos e baixos, e isso me faz bem , Obrigada pelo artigo minha linda Maria Cléo.
Rose Cantiero disse…
Ótima matéria querida Maria. Que bom que postou.
Espero que continue e escreva suas lindas histórias também.
Bjs
Rose

Mensagens populares deste blogue

Pudim de doce de abóbora

Mural da cozinha