Papo Cabeça

Continuação:  LEMBRANÇAS

 Hoje são tantos os recursos que as mulheres tem, mas dificilmente pode-se dizer que são mais felizes do que as que viveram naquele tempo.

As mães não falavam sobre todos os assuntos com os filhos, alguns eram proibidos, verdadeiros tabus! Porém sobre a infância delas, sobre as ‘assombrações’, historias de medo as quais  elas viram e ouviram falar, isso era assunto para depois do jantar. . .


Bolas de fogo no céu, Saci Pererê em dias ventosos, mulheres de branco pela noite
Tudo isso causava um rebuliço nas crianças, mas que nunca se cansavam de ouvir...
Comidinha feita no fogão de lenha, as brasas ainda ficavam acesas para manter o café quente no bule para o pai que sentado na sala fumava cachimbo.



 A criançada se ajeitava como dava em volta do fogão, a cozinha quentinha, os olhinhos arregalados nem piscavam ouvindo as histórias de mamãe; naquela noite todos dormiam com o coraçãozinho disparado no peito.  


Os mistérios que suas mentes infantis não desvendavam povoavam os sonhos e as noites eram cenário de grandes aventuras.
O sol nascendo na Estiva Gerbi era um espetáculo digno de ser observado, valia a pena acordar mais cedo para encher os olhos com o cenário mais lindo já visto.
Olga usava seu vestidinho gasto; porém limpinho para juntar-se às coleguinhas. . .  




Lembranças para por aqui, por enquanto, quando voltar ao Brasil tomarei notas de mais recordações de minha querida Olga e postarei junto com algumas fotos dela daqueles tempos... Obrigada a todos que acompanharam esse pequeno relato de uma vida!

Comentários

Emili disse…
Uau!! Tá cada vez melhor!! Estou amando esses relatos e sinceramente, me bate até uma nostalgia de algo que nem sequer vivi, isso é possível?? Haha Ansiosa pelo próximo episódio!! ;)
Marcia Lidia disse…
Você relata a história , eu eu me vejo nela pois a minha infância, foi mais ou menos assim, meus pais contavam estórias e também nossos avós principalmente quando dormíamos em suas casas com toda aquela primaida, crianças de todo tamanho ouvindo e ficando com mêdo e cada vez mais um se aproximando do outro, como se proteger desses seres que tínhamos mêdo,. mais tudo isso ficou no passado e agora ficaram as lembranças, beijo. Marcia Lidia
Marcia Lidia disse…
iquando vejo essas (estórias) , me lembro tanto da minha infância. principalmente, quando pousavámos na casa da minha avó materna , mais ela tinha tanta estórias que eram de arrepiar, e nós primaidas iámos nos encostando uns nos outros, como se protegendo desses seres que minha avó contava.E muita lembrança boa, boa demais, beijos Marcia Lidia.
Anónimo disse…
Uau! que lindo! Vc continua a escrever, que bom fico feliz, sempre gostei muito de tudo que escreve...Deus abençoe e te dê muita sabedoria. Beijos
Marcia Lidia disse…
Vou tentar novamente, porque , eu vivi essa época de quando criança pousava (dormia) na casa da avó e para nos distrair(eu e meus primos) minha avó materna contava casos e nesses casos , tinha saci-pererê , bola de fogo ,gente que vinha puxar nossa perna á noite quando dormíamos, e isso era pouco para a primaida irem se encostando uns nos outros como se protegendo do que era contado........... lembranças, muitas lembranças beijo Marcia Lidia.
Rose Cantiero disse…
Que bom ver as histórias que minha mãe me contava ser escrita por você querida amiga.
Vou aos poucos lhe mandar algumas fotos e relatos para enriquecer suas histórias.
Obrigada por esse carinho com minha mãe.
Bjs
Rose

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora