Nova descoberta no combate da Dengue

O tema é engraçado, mas o assunto é muito sério... 
Recebi uma apresentação que falava sobre desses novos estudos, e como aqui em Portugal foi notícia a dias atras casos de Dengue na Ilha da Madeira, achei por bem postarmos sobre isso.
No interior de São paulo onde nasci, aprendemos a combater esse mosquito desde cedo na vida, mas agora  
com essa nova pesquisa desenvolvida em torno da borra do café achei bastante interessante.
A borra do café serve também como adubo natural, sendo assim semear ente as Bromélias essa borra, fará com que em cada chuva, ou a rega o pó se entrenhe mais entre as piscinas naturais que essa planta forma e que favorece os ovos do mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). 
O que também será benéfico para a planta. Ao espalhar pelo solo borra de café, tanto estará ajudando erradicar a Dengue como adubando o solo.



O pó usado para coar o café, é algo que normalmente jogamos no lixo...Quem diria que seria um aliado para combater a Dengue? Ao invés de colocar apenas areia nos pratinhos das plantas, nos pneus velhos, nas Bromélias e onde mais juntar água; coloque borra de café também. Sabemos que muitas receitas caseiras não passam de ficção. Não posso dar certeza absoluta de um tema que ainda está em estudos, mas de qualquer maneira a borra de café, segundo essas pesquisas consegue matar a larva ou impedir os ovos de eclodirem; porém os insectos adultos terão de continuar a serem combatidos com insecticida.

É importante lembrar também que os ovos do infeliz são muito resistentes! 
Pesquisas comprovaram que os ovinhos podem ficar ressecados por um ano e se nesse período forem molhados, os filhotes do mosquito podem vir a nascer... Não é motivo de brincadeira ou de descuido! Não basta eliminar em nossas casas os possíveis "ninhos" de Dengue. Se os terrenos baldios não forem limpos, se cada tampa de latas ou vidros ou pedaços de plástico que se encurvam fazendo pequenos reservatórios para água da chuva. Para que o Aedes se reproduza, basta que a água esteja parada, seja limpa ou suja. 
Está sendo testada também uma técnica que consiste em soltar no ambiente mosquitos estéreis para que a espécie seja extinta em poucos anos, como aconteceu com uma espécie de mosca no Estados Unidos. Falamos nisso num próximo post.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora