Jardins Suspensos


Hoje estamos sempre ouvindo falar sobre as 7 maravilhas do mundo, mas poucos sabem que em outros tempos  também existiam as 7 Maravilhas dos tempos antigos. Eram segundo historiadores as Pirâmides, Os Jardins Suspensos e os Muros de Babilônia, o Templo de Ártemis em Éfeso, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria.

Mas quero falar especialmente dos Jardins Suspensos, na verdade essa maravilha foi construida por Nabucodonosor II, pelo que parece, para sua rainha média Amytis, que considerava desapontador o panorama plano de Babilônia, e ansiava ver as árvores e a paisagem cheia de colinas de sua terra natal.
Os Jardins Suspensos consistiam numa série de terraços construídos pelo homem, ligados por escadarias de mármore e, possivelmente, suspensos a uns 23 metros, até mais de 90, acima da planície. Nos terraços cobertos de terra cresciam muitas flores, folhagens e árvores.

Diz-se que escravos trabalhavam em turnos, movimentando engrenagens de alguma espécie que levavam a água do Eufrates até aos jardins.
De cisternas que havia no terraço mais elevado, a água era canalizada para fontes que proviam a irrigação necessária. Foram construídos por volta de 600 a.C., às margens do rio Eufrates, na Mesopotâmia - no atual sul do Iraque. Os jardins, na verdade, eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços sobrepostos onde foram plantadas árvores e flores. Para se chegar aos terraços subia-se por uma escada de mármore; entre as folhagens havia mesas e fontes. Os jardins ficavam próximos ao palácio do rei Nabucodonosor II. Contudo, embora tivessem sido extraordinários, esses famosos Jardins Suspensos não mais existem.
Mas podemos ter nosso próprio Jardim Suspenso, em nossas casas e andei a procura das melhores opções, algumas engraçadas.


                                                Outras bastante interessantes e harmoniosas


Hoje vivemos em apartamentos ou casas sem quintais, que acabam por muitas vezes desanimar até os mais calorosos apaixonados por plantas, mas na realidade essas soluções só precisam de um pouco de espaço e criatividade. Eu não me privo de flores, porque sempre dou um jeitinho...

Lembro que morava em uma cave (ou seja), 1 quarto, 1 banheirinho, uma cozinha/sala; e só...E tinha muitos vasos de plantas. Encontrei esse suporte, e criei um pequeno jardim suspenso entre a porta do quarto e do banheiro. Hoje nosso apartamento tem duas varandas grandes, a da frente menor é onde fiz meu "jardim suspenso", a dos quartos que é ainda maior, não tem sol, então ainda não arrisquei nada por lá, de certeza que logo terei idéias para ela também! Aqui estão algumas das minhas plantinhas tão queridas...




Jardins suspensos, olha os carros lá embaixo.rsrrsr





Comentários

Rose Cantiero disse…
Seus jardins suspensos estão lindos!
Como podemos com pouco espaço, criar lindos ambientes e aconchegantes.
Amei o seu post.
Bj
Rose
http://amigasqueengordam.blogspot.com

Mensagens populares deste blogue

Pudim de doce de abóbora

Mural da cozinha