Antepasto de Beringela

Hoje experimentei fazer uma receita que descobri no blog da Glau, o "Quitandoca"...
AMEI, então como de costume vou partilhar com vocês essa experiencia passo a passo.
Essa receita de "Antepasto de Beringela" tem um resultado final é muiito surpreendente, fica saboroso.
Devo dizer e até ressaltar que amo desafios e essa receita foi um grande desafio para mim porque não sou grande amante da beringela e tampouco aprecio pimentões, mas fiz o melhor que pude e Glau minha querida, nota 10!
Vamos lá então a receita tal como se encontra no blog "Quitandoca" é a seguinte:


Antepasto de Beringela
Receita: Faby - Rainhas do Lar

- 3 beringelas (Como o meu era uma experiencia fiz com 2 beringelas médias)

- pimentão verde, amarelo e vermelho (Como encontrei pimentão laranjado, troquei o vermelho por ele)


- 1 cebola grande
- dentes de alho
- muito azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre branco (Não tinha, então usei vinho branco)
- sal
- orégano
- pimenta calabresa (Coloquei 2 pequenas que trouxe do Brasil, dá para ver elas ali no cantinho dos temperos, galhinhos de orégãos e coentros frescos)


- opcional: alcaparras, azeitona preta, nozes, passas (Coloquei passas, azeitona preta, azeitona gordal recheada com amendoas, e 1 colher de bagas de Goji). Essas bagas são muito ricas em fibras e pode ser colocada tanto em pratos salgados quanto doce, não determina sabor mas enriquece em vitaminhas.(ver mais sobre as Bagas de Goji no post seguinte).


Modo de fazer
Pegue as beringelas lave bem e tire a casca, corte (pelo comprimento) fatias e depois em tirinhas, conforme vc vai cortando, vá colocando no escorredor de macarrão e jogue sal generosamente (é o sal que irá cozinhar suas beringelas). Vai verter bastante água, ok? Reserve. (Genteeeeeee, eu não acreditava muito que o sal fosse cozinhar a beringela, mas o liquido castanho no fundo do prato, prova que a receita diz a verdade, verteu o liquido sim, eu usei sal grosso e depois lavei bem conforme a receita diz)



Corte tirinhas de pimentão... vermelho, amarelo e verde. Corte cebola (usei a roxa, mas pode ser a outra) e alguns dentes de alho (sempre a gosto, ok).



Numa panela, refogue bem a cebola e o alho em bastante azeite, adicione os pimentões e encha de temperos - o que tiver em casa! Coloquei bastante orégano, mostarda em grãos, pimenta calabresa, coloquei um restinho de alcaparras que tinha na geladeira e bastante azeitona preta e nozes. Coloque vinagre de vinho branco e deixe evaporar bem.



Lave bem sua beringela em água corrente.... lava, lava e lava. Tire todo o excesso de água - espremendo com a mãos, adicione ao refogado, acerte o sal e a pimenta e se preciso coloque mais azeite! 


Bem como eu estou de dieta, apanhei um pão integral, tirei o miolo dele e recheei com esse antepasto quentinho e me esbaldei, isso é muito bom mesmo!
Bom apetite!

Comentários

Jocle disse…
Eu comi também e aprovei... Estava uma delicia, só não sabia nada sobre essas sementes vermelhas!! Tenho de ler o próximo post, parabéns querida!
**Emiii** disse…
Hum...lendo isso fiquei com água na boca, deve ser mto bom e nem tanto calórico neh?? Vou tentar fazer aqui tbm!! =)
Rose Cantiero disse…
Gosto muito de fazer este antepasto.
Achei interessante o acréscimo de coisas diferentes, como fez.
Um luxo querida amiga.
Bj
Rose
http://amigasqueengordam.blogspot.com/

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora