Meus avós

Meu avô Jerônimo Romeiro, atravessou o oceano ainda muito rapaz, com 17 anos... Deixou a Espanha, Sevilha sua terra natal e decidiu viver no Brasil, ele é esse garboso senhor da foto. Conheceu Joana, minha avó baiana, apaixonaram-se, casaram e tiveram muitos filhos. Joana minha avó era uma dama no sentido exato dessa palavra, eu nunca conheci ninguém tão sem instrução, tão pobre mas tão elegante, era uma dessas mulheres que mesmo vestindo vestidos de chita tinha um porte de rainha, minha avó era gêmea de João seu irmão, e teve filhos gemeos por duas vezes.
Nessa foto está minha avó Joana com os ultimos gemeos que teve, naquele tempo a saude das crianças pequenas era muito delicada, um sarampo, uma rubeola, uma pneumonia bastava para que não sobrevivessem. E foi o que aconteceu, os dois casais que tiveram morreram...


Mas tiveram outros filhos, entre eles minha mãe, meu avô  escolheu colocar o nome de Carmen Romeiro nela em homenagem a sua própria mãe espanhola também Carmen!
Nunca conheci nenhum dos meus bisavós, já estive em Madrid, mas ainda não fui até Sevilha, que aliás vi na net que são muitos os  lugares lindos lá...


Esses são meus pais no dia em que casaram, eu só nasci muitos anos depois...
Minha mãe contou que o dia de seu casamento foi um dia bastante complicado; meu pai não acompanhou ela porque preferiu ficar  mais na festa (olha que danado!)...    Havia chovido muito e para ela chegar na "casa" deles tinha de atravessar um pasto, e tinha muitos buracos cheios de lama; imagine a cena: Ela sozinha no meio do mato com um vestido de noiva, pulando por poças de lama até que caiu num buraco... Levantou-se toda enlameada, quando chegou na "casa" que era pouco mais que uma cabana  feita com paus e barro (naquele tempo tijolos era só para os mais abastados), Ela tinha pouco tempo para tirar o vestido todo sujo e se lavar, precisava acender uma lamparina, (pensavam que tinha energia elétrica?)  Pois nem isso e nem agua encanada, o banho teve de ser frio em uma bacia, afinal ela não ia acender o fogão de lenha naquele momento não é?


Era a primeira noite deles, para ele não era novidade pois era "Pirangueiro" (pescador) e a sua fama de mulherengo o precidia, meu pai foi o melhor pai do mundo (para mim), mas péssimo marido (verdade seja dita)...  
Minha mãe se casou por amor, e sonhava com essa primeira noite como toda menina moça apaixonada...

                                  


Sei que de alguma maneira foram felizes juntos, o tempo, os filhos,os netos, os bisnetos  criaram laços e chegaram a comemorar bodas de ouro, 50 anos de casados e quando meu pai faleceu, minha mãe murchou, parecia uma flor que não era regada...
Não demorou muito para adoecer e partir também para seu sono profundo!




Tudo o que me restou foram as memórias deles, as cantigas, as historias de medo em volta do fogão em noites de chuva!
Dividirei com vocês essas memórias todas, porque quando penso nisso e falo sobre isso, ou escrevo é como se por alguns minutos eu conseguisse mante-los vivos de novo!



Comentários

Rose Cantiero disse…
Que história linda!
Obrigada por compartilhar conosco.
Bj
Rose


http://amigasqueengordam.blogspot.com
Nina Leone disse…
Uma bela história. E você conta muito bem.
Obrigada pela sua visita ao meu blog. Adorei a sugestão.
Beijos
Nina
**Emiii** disse…
Aii q triste a história dos meus antepassados!! Fico pensando se do jeito deles, eles foram felizes em algum momento...espero q sim, é bom pensar q de alguma forma, a vida sofrida q tiveram trouxe alguma alegria para eles...q saudade do vô e da vó!! :(
Unknown disse…
Descobri que gosto muito de falar no passado, recordo de coisas pormenorizadas de um passado tão remoto em minha memórias. Minha memória atual não funciona tão bem, geralmente esqueço o que fiz no dia anterior no entanto lembro de coisas, cheiros, sensações de quando tinha 5, 6, 7 anos...
Estranhooooo,rsrs
Unknown disse…
Oi irmãzinha querida, fiquei até emocionada, vc conta muito bem a história.E de nossa mãe foi muito triste mesmo... olha que isso foi só do dia do casamento, imagine o restante de mais de 50 anos de união.
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora