Artesanato

Durante muito tempo as mulheres faziam artesanato sem nem se darem conta do que era... Lembro de uma antiga roca de fiar que minha avó tinha, e ela dizia que fazia de tudo com aquilo, desde tapetes até mantas.
Os bordados de ponto em cruz, o crochê, o tricô, todos esses trabalhos manuais são de alguma forma e em algum momento um trabalho artesanal "feito com as mãos". O interessante que não é só isso, mesmo o pão amassado e colocado para crescer e depois assado no forno de lenha no fundo do quintal era artesanal, o trigo era cultivado na roça do lado e socado ali mesmo no pilão, a farinha levava algum fermento, ovos que as galinhas do velho galinheiro ofereciam todas as manhãs, juntamente com o leite da vaquinha Formosa.




Se fecho os olhos consigo capturar vividamente o cheiro desse pão assando e garanto nada era mais saboroso do que uma fatia desse pão quentinho besuntado da manteiga pura feita das natas do leite, junto com uma caneca de café fumegante coado no coador de pano em cima do fogão de lenha de minha mãe.   
Ela tinha um bule azul com umas florzinhas pintadas e sempre pegava nele com um pano e nos mantinha a todos longe para não nos queimarmos.


Minha avó Joana foi a primeira artesã que conheci, ela costurava, pintava, e inventava e guardo até hoje o gostinho de seus bolinhos de chuva...
Muita coisa mudou e o artesanato teve que se adaptar a vida moderna se tornando um parente proximo do Reciclar.
É isso que tentaremos ensinar nesse blogue, como tornar divertido o artesanato com a Reciclagem, desde moveis, até garrafas, pets, tudooooo
Espero que gostem e comentem bastante!
Bem vindos

Mensagens populares deste blogue

Mural da cozinha

Pudim de doce de abóbora